Em 2042, a projeção do IBGE é de que a população brasileira atinja 232,5 milhões de habitantes, sendo 57 milhões de idosos. Em 2031, o número de idosos vai superar pela primeira vez o número de crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos. Antes de 2050, os idosos já serão um grupo maior do que a parcela da população com idade entre 40 e 59 anos.
Aproximadamente 30% das pessoas com mais de 65 anos de idade caem pelo menos uma vez por ano. Depois dos 80 anos de idade, essa porcentagem pode chegar a 50%. É preciso ficar atento, quedas são um sinal de que algo não está bem na saúde do idoso.
Jose Anisio Pitico, assistente social e gerontólogo com 32 anos de atuação conversa um pouco sobre o assunto neste vídeo, confira:
Dicas importantes para prevenir as quedas na terceira idade
- Elimine tudo aquilo que possa ser obstáculo ou provocar escorregões dentro de casa, como fios, tapetes e outros objetos.
- Instale suportes, corrimãos e outros acessórios de segurança no banheiro, na sala, nos corredores e no quarto.
- Use sapatos com sola antiderrapante; nunca ande só de meias e substitua os chinelos que estão deformados ou frouxos.
- Instale iluminação ao longo do caminho da casa, principalmente para chegar até o banheiro.
- Os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes para facilitar a abertura, e as roupas mais usadas devem ficar em lugares de fácil acesso.
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
- Tome os medicamentos sempre no horário correto e informe o médico no caso de algum efeito colateral. (Fonte: Ministério da Saúde)
Referencias: Ministério da Saúde / Canal Pitico Anisio no youtube.